A Ilha do Mussulo, também chamada de Ilha de Palmeirinhas, é uma península costeira localizada a sul de Luanda, em Angola. É formada por sedimentos do rio Cuanza, transportados pela corrente de Benguela.

História:
A Ilha do Mussulo tem uma história ligada ao período colonial, sendo mencionada como um local para a concentração e embarque de escravos. Atualmente, é um destino turístico e de lazer popular para os habitantes de Luanda.
Localização:
A Ilha do Mussulo está localizada na costa sul da província de Luanda, no distrito urbano de Benfica e Mussulo, do município de Belas. É uma longa faixa de areia, com cerca de 30 km de comprimento, que se estende desde a Ponta das Palmeirinhas até ao interior do território. A Ilha do Mussulo é também conhecida por abrigar a Baía do Mussulo, com várias ilhas e um ilhéu no seu interior.
Características:
A Ilha do Mussulo possui uma praia de areia branca voltada para a baía, que é um local de lazer e descanso. Do outro lado da península, voltada para o Oceano Atlântico, há praias com ondas mais fortes e uma corrente marítima intensa. A Ilha do Mussulo é também um local para a prática de desportos aquáticos. Além disso, é conhecida pela vegetação litorânea, com muitos coqueiros